quarta-feira, 11 de maio de 2011

EXU e pontos de EXU






Exus

São espíritos que já encarnaram na terra. Na sua maioria, tiveram vida difícil como mulheres da vida; boêmios; dançarinas de cabaré, etc, etc...

Estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda.

São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados.

Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, e crianças, são servidores dos Orixás.

Não se deve confundir os Exus da Umbanda com Exu da Nação (candomblé), pois são diferentes.

Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens de seus "patrões". Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: A abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.

Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc... de seus consulentes. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhos, Crianças e Orixás), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Os Exus estão divididos em 3 grandes linhas: Cemitério, Encruzilhada e Estrada.

Exus do Cemitério: É formada por Exus sérios, em sua maioria servidores de Omulú (Rei do Cemitério). Não costumam dar consulta, se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarregos.

Ex: Sr. João Caveira; D.Maria Quitéria; D.Rosa Caveira; Sr. 7 Catacumbas; Sr. 7 Facas,Sr. Tranca Ruas etc....

Exus da Encruzilhada: Esta linha é formada por Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também de participar em obrigações e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) da linha do cemitério, são os que chamamos de "Encruza pesada", enquanto outros se aproximam mais da linha da estrada, "Encruza leve".

Ex: Sr.Tranca Rua; Sr. Veludo; D. 7 Encruzilhadas; Sr. 7 Encruzilhadas; D. Maria Mulambo; D. Maceió; etc...
 






Pontos Cantados Exus e Pombogiras



Entrei no cemitério, ao meio dia
Os defuntos levantaram para dar bom dia
Chamei dona Figueira, pra rezar Ave Maria
Quanto mais ela rezava, mais defunto aparecia
Credo em cruz, Ave Maria (bis)
..............................
ERA UMA ESTRADA VELHA
NA SUBIDA DE UMA SERRA
NUMA NOITE DE LUAR....
POMBA GIRA DA FIGUEIRA
LINDA,BELA E FACEIRA
DAVA O SEU GARGALHAR
PORQUE
ELA É MOJUMBÁ, ELA É MOJUMBÁ...
....................
POMBO GIRA QUEBROU A PERNA
NA CORRIDA QUE ELA DEU
O INFERNO PEGOU FOGO
MAIS A DONA FIGUEIRA NÃO MORREU
NÃO MORREU
MAIS A DONA FIGUEIRA NÃO MORREU
********************************
NÃO MECHA COM ELA NÃO
ELA É PONTA DE AGULHA
QUEM MECHER COM A FIGUEIRA
SINHA MOÇA
TA CAVANDO A SEPULTURA
***********************
"Procurei pombogira...procurei não achei (BIS)
Fui achar na kalunga, cidade de onde eu não sei
Pombogira malvada pq matou um rapaz (BIS)
S eu eu mato eu vou prêso a Senhora mata e não vai"

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Matei um homem e fiz um buraco no chão
mas o defunto no buraco não cabia
eu vou chamar seu Tiriri para me ajudar
quanto mais ele cavava mais defunto aparecia
CAVA AQUI CAVA LÁ....

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Depois do sol ela é quem brilha
Depois de Deus ela é quem trilha o seu caminhar
Se estas perdido na vida e querendo se encontrar
Peça a Maria Mulambo pra lhe ajudar
Pois ela é rainha ela é Mulher... pedacinho de Mulambo para quem tem fé.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lua de Ouro
(BIS)
Lua de Prata
Pétalas de rosas no meio da encruzilhada

Já louvei Exú Lalú
Já louvei alaroyê
Já louvei o sol e a Lua só para ver quem é vc
Ela é Mariaaaaaaaaaaa
Ela é Maria Mariáaaaaaaaaaaaa (BIS)2 VZ

Ela é Maria Mariá....maria Padilhaaaaaa ela é Maria mariá.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

################
RAINHA(ou MULHER)DE LUCIFER
Sua Gargalhada
Ecoa Na Madrugada
A Dona Figueira
Não É Cinza, Ela É Brasa
Com Sol Ou Lua
Louvamos Com Fé

A Dona Figueira

Tá Pro Que Der E Vier
Tá Pro Que Der E Vier
Tá Pro Que Der E Vier

Não Mexa Com A Figueira
Brincadeira Ela Não É (Bis)

Transforma Espinho Em Rosa
Se Fores Merecedor
Na Barra Da Sua Saia
Ninguém Nunca Encostou

Labareda De Fogo Queima
É O Aviso Que Ela Dá
Quem Quer Caminhos Floridos
Com Ela Não Vai Brincar

Tá Pro Que Der E Vier
Tá Pro Que Der E Vier

Não Mexa Com A Figueira
Brincadeira Ela Não É (Bis)

#######################

Pomba Gira Rosa Caveira

Está e uma História de Amor e Traição
 Mas quem nunca viu um Exu na perdição
 Este e seu aniversário eu vi te Homenagear
 Para moça da sepultura, Belas Flores eu vou levar
 Proprietária do Jardim amantes da madrugada
 P.G Rosa Caveira
 Gira na lomba e na encruzilhada
 Condensa do oriente amante dos
 Princesa do universo rainha Omulu

******
OH SALVE ELE QUE SEGURA NOSSA UMBANDA
OH SALVE ELE QUE DE DESFAZ A NOSSA DOR
MAS ELE É EMPREGADO D OGUM
E QUE NOS TRAZ UMA MENSAGEM DE AMOR
POR ISSO VAMOS CANTAR E BATER PALMA
PRA SEU TRANCA RUA DAS ALMAS
NOSSO AMIGO PROTETOR
COM LICENSA DE OXALÁ
INA INA AMOJUBÁ AMOJUBÁ
INA INA MOJUBÁ AMOJUBÁ
NO CALOR D NOSSAS PALMAS SEU
TRANCA RUA DAS ALMAS VEM NA LUZ DE OXALÁ!
********
Se me derrotam é só aparentemente
Porque eu tenho a minha frente uma ordenança de Orixá.
Seu Tranca Rua de Ogum é ordenança,
Seu tridente é minha lança, ninguém vai me derrubar. 2x

Tranca Rua das Almas, meu exu de luz,
Ele ajuda a carregar a minha cruz.
Tranca Rua das Almas, meu exu de fé,
Quantas vezes eu cair vai me colocar de pé. 2x

chorei ,chorei e a mulher que eu mais amava eu matei mas eu chorei (bis)
o homem que estava com ela era um covarde, pois quando meu punhal eu atirei,mais ele saiu da frente,e a mulher que eu mais amava eu mateimais eu chorei (bis)

por muito tempo eu vevi juntando caco muita lata e sarrafo pra fazer o meu barraco e dentro dele chovia como na rua eu vi o cèu eu vi a lua e pedia a proteçao,foi numa noite que ouvi aquela risada de uma moça esfarrapada,girava dizendo assim eu sou MARIA no seu barraco eu vim morar eu estou aqui pra le ajudar e eu sò peço è PINGA pra tomar na hora H eu te safo da POLICIA mas nao vem com esta malicia querendo me sacaniar,pois aqui no morro existe muito malandro mas nem todo o seu bando vai enganar MARIA MULAMBO.

Eu tava subindo pro céu quando a Mulambo do meu pé Puxou
Eu tava subindo pro céu quando a Mulambo do meu pé Puxou 
Mas quando fui agradecer minha cabeça ela cortou
Mas quando fui agradecer minha cabeça ela cortou
Maldita criatura tu não vais pro céu não fosse um bom marido não cumprisse teu papel
Pras chamas do inferno tu vais ser enviado, não me levou pra cama agora durma com o Diabo
A meia noite cabeças rolaram,
A meia noite cabeças rolaram,
O pombo gira ingrata porque matasse o rapaz,
O pombo gira ingrata porque matasse o rapaz,
A gente mata e vai prezo ela mata e não vai,
A gente mata e vai prezo ela mata e não vai.


Oi salve ele
Que segura a nossa banda
Oi salve ele
Que espanta a nossa dor
Mas ele é
Ordenança de Ogum
E nos traz uma mensagem de amor
Por isso nós vamos cantar
E bater palmas
Prá seu Tranca Rua das Almas
Nosso amigo e protetor (bis)
E com licença de Oxalá,
Ina ele é mojubá,
Ele é mojubá
Ina ele é mojubá
É mojubá
No calor das nossas palmas
Seu Tranca Rua das Almas
Vem na luz de Oxalá
Oi salve ele...

Qdo vc passar pela porta do cemitério
Mas não se esqueça de olhar pra trás
Vc vai ver uma moça linda vestida de preto
Ela mora na calunga ela vive a gargalhar
Ô Mulambê ,ô Mulambá
Sua saia de retalho tem história pra contar (2 x)
Mas ela foi mulher de padre
Foi mulher de tres doutor
Foi dona de cabaré e mts homens lhe amou
Satanás lhe deu coroa 
E lhe fez mulher de rei
Mas por causa de um marafo td isso ela deixou
hj ela é retalho puro e a história vem contar 
A mulher q teve td e nada soube aproveitar (2 x)
Ô Mulambê,ô mulambá
Sua saia de retalho tem história pra contar (2 x)

Lugar distante numa rua bem deserta.
Tinha um cemitério antigo com a catacumba aberta.
dentro da cova tinha pano de caixão tinha osso de difunto espelhado pelo chão
Raspa de vela, sete novelos de linha, tinha cadeado velho tinha sangue de galinha.
Ao lado da cova tinha um vulto ajoelhado.
Era Maria Padilha trabalhando pro diabo.

Vem queimar madeira, vem queimar madeira.
Sou maria padilha não sou mulher de brincadeira !



Rainha das Almas

Em uma madruga
sentí cheiro de jasmin
Ouvindo gargalhadas
adivinha quem eu ví?
Ela é sincéra
linda e generosa
Rainha das Almas 
da corôa misteriósa
Gira numa névoa
pombagira sim
Iluminando as trévas 
ao sorrir pra mim
Homens de pouca fé
não encarem o seu olhar
Pois ela traz nos olhos 
toda luz do luar
Em meus pensamentos 
ela irá surgir
E me auxiliará
na hora de partir
Olha quem está
no alto da capela
Uma mulher bonita 
uma senhora bela
coroada pela lua
tem no cetro uma estrela
Ela gira na rua
na crista da ladeira
É a Rainha das Almas
Pombagira verdadeira


quem foi que disse que ela naum vale nada, mas so porque ela mora na rua,,quem foi que disse que ela naum vale nada.mas so porque ela mora nas rua ,a meia noite ela da gargalhada quem le deve le paga na encruzilhada..ha quem me dera se ela fosse um anjo ai quem me dera,,ai quem me dera se pudesse voar quando fosse embora me levava pro seu em vez de uma rosa uma tarça com mel!!!!!!!!!!!!!!!!

PRIMEIRO ELA DA BOA NOITE GENTE
BOA NOITE GENTE
PRÁ DEPOIS ELA FALAR
MARIA VESTIDINHA
DE ESPANHOLA
LÁ LAIÁ LAIÁ
E TOCAVA CASTANHOLA
COMO ELA CHOROU
COMO ELA CHOROU
NAQUELA NOITE LINDA
EM QUE SEU BEM
LHE ABANDONOU

Deu meia noite cemiterio treme catatumba abre e o difunto geme(2x)
Quem nunca viu venha ver calderao sem fundo ferver(2x)
Quem anda na chuva, é pra se molhar
Quem brinca com fogo, é pra se queimar
sacode a poeira a coruja piou,
vou mandar a ,mandinga pra cima de quem me mandou.

Passei no cimitério as 11 horas do dia
O exu se levantava
E as catatumbas se abria!

Passei no cimitério as 11 horas do dia
O exu se levantava
E as catatumbas se abria!


Dim, dim, dom, o sino de lá batia
Dim, dim, dom, as catatumba se abria!


Dim, dim, dom, o sino de lá batia
Dim, dim, dom, as catatumba se abria!



Tenho um exu no meu caminho,
que me tira os espinhos 
que me da a proteção,

Trago esse Exu dentro do peito
que eu amo com respeito
e adoro como irmão

Ele é o exu da caridade
não gosta de falsidade
não gosta de traição

É conhecido pelo mundo
muitas vezes vagabundo
Mas vagabundo ele não é 
ééééééééééé

Ele é , ele é , ele é
Ele é seu Tranca Ruas ´
é meu amigo de fé.

O vento sopro lá fora,
a lua cheia clareou a escuridão
foi no meio do cruzeiro que 
eu vi cuspir fogo no chão
sai correndo pela noite enluarada
lá na kalunga escutei um grito
lá dentro tinha um gemido
olhei pro chão ali estava um cabrito
eu gritei tranca rua das almas
olhei pro lado i ele estava ali de pé
ele me disse não se assuste meu amigo
só a feitiço pra aqueles que não tem fé
ele é do mar,do cemitério ou da encruza
ele é das almas da kalunga ou da maré,
é no fogo do inferno 
ele bebe sangue sem deixar cair nos pé
_________________________
sou eu que me deito tarde
sou eu que me levanto cedo
vc que vive de jura de jura eu naum tenho medo.....

amigo divino trato
inimigo de correção
de dia come no prato 
a noite faz a traição

vc pensa que o céu é perto
nas nuvens naum vai chegar
os anjos vão da risada
do tombo que vai levar...

tava preso no xadres quando vem a noticia que a minha sentença er 1 ano e 6 meses dei um pulo pro auto quase desmaiei mais que saudade da quela mulambo que eu tanto amei domigo quando ela vinha me visitar botava a bokiha na grade pra me bjar

Mandei fazer um terno com o couro do saci
o terno ja ta pronto quero vê quem vai vestir (2x)
Mais o preto é luto o vernelho é guerra
Vamos SARAVÁ maria padilha na terra


de dia uma linida menina 
de noite uma bela mulher
sentada no banco da praça
na porta de um cabaré ela é maria.
ela é maria maria ...
ela é maria o0 maria padilha ela, é maria maria;
Mas ela é feiticeira de dia, sua fogueira enganou o luar
Sua beleza enganou sete homens, sua magia ela vai te mostrar

Quem não deve não teme, quem não teme quer ver
Seus encantos na roda, Maria Molambo eu canto pra você
Moça bonita, perfume de jasmim
Rosa vermelha sua luta não tem fim

Enluarada é madrugada, moça bonita é batizada na estrada
Enluarada é madrugada, rosa vermelha Pomba Gira da Estrada
EU PISEI NA TÁBUA DE CIMA, A DE BAIXO BALANCEOU (BIS)
MEU SÃO MIGUEL DE ARARUNA, O DEFUNTO MORTO FALOU (BIS)
MEIA NOITE EM PONTO... CAI, CAI, SERENO CAI ...
TEM EXÚ NA GIRA ... CAI, CAI, SERENO CAI....
A PORTA DO INFERNO ESTREMECEU, CORRERAM TODOS PRA VER QUEM É (BIS)
MAS ELA DEU UMA GARGALHADA LÁ NA ENCRUZA
LÁ VEM A POMBAGIRA E O CUMPADRE LUCÍFER
TODO MUNDO DIZ... TODO MUNDO DIZ 
QUE SUA UMBANDA ELA É MAIOR
TODO MUNDO DIZ ... TODO MUNDO DIZ
QUE SUA UMBANDA ELA É DE FÉ
SEU TRANCA RUA ESTÁ NA GIRA DE UMBANDA
SEU LUCIFÉR SEGURA FÉ DE GUINÉ
 ERA MAIS DE MEIA NOITE QUANDO O PERVERSO CHEGOU (BIS)
ELE ERA LUCIFÉR VINHA DIZENDO QUE É DOUTOR 
ELE É SENHOR DAS TREVAS E DA MORTE SIM SENHOR
 SEXTA FEIRA DA PAIXÃO ... ELE COMEU CARNE DE BODE (BIS) 
CADA UM COME O QUE TEM ... CADA UM COME O QUE PODE (BIS)
 SE DEUS É BOM, ELE O DIABO NÃO É MAU (BIS)
ELE COMEU CABRITO NA FIGUEIRA, MAS ELE SABE TRABALHAR (BIS)
 SEU CHAPÉU É UM CHIFRE DE BOI, SEU SAPATO UM CASCO DE BODE (Bis)
ELE É EXÚ E COM ELE NINGUÉM PODE (Bis)
 TEM TANTO EXÚ NA BANDA AINDA TÁ FALTANDO UM
ABRE A PORTA DO INFERNO E MANDA OUTRO EXÚ
 EXÚ TEM CHIFRE, EXÚ TEM COROA (BIS)
OLHA LÁ EXÚ, QUE ESSA HORA É BOA (BIS)
EXÚ PISA NA ESTRADA E LEVANTA POEIRA , ELE VEM CUSPINDO FOGO E QUEIMANDO BRASA (BIS)
 EXÚ NÃO É COTÓ
EXÚ NÃO É MANETA
EXÚ TEM CHIFRE NAS COSTAS
NA LINHA DE UMBANDA 
ELE É O CAPETA

 PLANTEI JILÓ, NASCEU QUIABO (BIS)



QUE FAMÍLIA É ESSA? É A FAMÍLIA DO DIABO ...
PLANTEI JILÓ, NASCEU QUIABO (BIS)
EXÚ LUCÍFER, É DA FAMÍLIA DO DIABO (E VAI TROCANDO E CHAMANDO OS EXÚS/POMGABIRAS)

 NO CEMITÉRIO ONDE TUDO SE TERMINA, NO VERDE MAR ONDE A ONDA VAI E VEM (BIS)
ELE É UM 7 CONDENADO NESSA TERRA, UM CRIMINOSO NÃO PERDOA MAIS NINGUÉM (BIS)

 SUA CASA É LONGE É LÁ NO CEMITÉRIO, MAS LÁ TAMBÉM TEM SUA ENCRUZILHADA (BIS)
QUEM ESTEVE LÁ E VIU, AGORA DIZ QUE NA UMBANDA, SEM EXÚ NÃO SE FAZ NADA (BIS)
É NO ROMPER DA AURORA, SEU 7 ENCRUZILHADA TOME CONTA AGORA (BIS)

 JOÃO CAVEIRA OSSO PURO, OSSO DURO É OSSO SÓ ...JOÃO CAVEIRA QUANDO MATA, ELE SOPRA E VIRA EPÓ (BIS) 

  EU ENTREI NO CEMITÉRIO, ERAM DOZE HORAS DO DIA, CAVEIRA DEU BOA NOITE O DEFUNTO DEU BOM DIA (BIS)
ELE DEU BOM DIA, ELE DEU BOM DIA, CAVEIRA DEU BOA NOITE E O DEFUNTO DEU BOM DIA (BIS)


 MARIA PADILHA EMBAIXO DUMA FIGUEIRA, ELA DANÇAVA EM CIMA DUM CAIXÃO (BIS)
MARIA PADILHA DEU UMA GARGALHADA, ARRASTOU MEUS INIMIGOS PRA MORRER NA ENCRUZILHADA (BIS)

POMBAGIRA EU VOU LHE FAZER UM PEDIDO, PEDIDO ESTE EM NOME DO REI LUCIFÉR
OH ME AJUDE EXÚ POMGABIRA, OH ME AJUDE EXÚ MULHER
É PRA VENCER, É PRA VENCER, É PRA VENCER, É PRA VENCER EXÚ MULHER (BI

 POMBAGIRA EU PLANTEI UMA ROSA NO MEIO DA ENCRUZILHADA PRA VOCÊ OLHAR POR MIM
A ROSA QUE EU PLANTEI MORREU, EU PLANTEI NO CEMITÉRIO ELA REVIVEU PRA MIM
POMBAGIRA MULHER DE 7 MISTÉRIOS, OLHA LÁ SEU CEMITÉRIO, OLHA A ROSA, OLHA POR MIM 
E OLHA LÁ O SENHOR CAIFAZ, OLHA SEU FERRABRAZ, QUE ELA É MULHER DE SATANÁS
E É NA UMBANDA QUE ELA É A POMBAGIRA QUE CORRE NAS 7 GIRAS NA FÉ DE SEU ARERÊ
SEU ARERÊ Ê Ê, EXÚ POMBAGIRA MULHER DE BANDA KERÊ (BIS)

ERAM MAIS DE MEIA NOITE, A HORA ERA AVANÇADA ....
EU VI UMA MULHER NA RUA... QUE LINDA MOÇA, PASSEAVA NA ESTRADA ...
A POMBAGIRA DA ENCRUZILHADA ... ELA PAROU 
DISSE MOÇO VÁ EMBORA ... E VAI AGORA QUE ESSA HORA NÃO É SUA ...
ISSO NÃO É HORA DE CAMINHAR NA RUA (BIS)

 - GIGI, GIBE MEU GATINHO, TODO VESTINHO DE XITA
A MOLAMBO VEM NA FRENTE DIZENDO QUE ELA É BONITA
AI, AI .... DIZENDO QUE ELA É BONITA (BIS)


UM CIGARRO NA BOCA, UMA GARGALHADA, UMA MÃO TÃO BONITA ... CAMINHANDO NA ESTRADA, NA ENCRUZILHADA ELA É CIGANITA (BIS)
AUÊ CIGANITA, AUÊ, AUÊ CIGANITA (BIS)

LÁ VEM MARIA, SUA SAIA ESTAMPADA VEM MOSTRAR QUEM ELA É ...
OLHEM A MARIA, SEU OLHAR FEITICEIRO E SEU SORRISO É DE MULHER
A SUA VINDA SEJA SEMPRE ILUMINADA, A TRILHAR PELAS ESTRADAS
O CIGANINHA ME AJUDE A CAMINHAR, TIRANDO TODOS ESPINHOS POR ONDE EU TIVER QUE PASSAR
 - ELA JOGA CARTA, ELA LÊ A MÃO (BIS)
É CIGANA DAS ALMAS DELA EU TENHO A PROTEÇÃO (BIS)
QUE MULHER TÃO LINDA ANDA PELA ESTRADA
SEU CASTELO É UMA TENDA
O CORAÇÃO SUA MORADA
QUEM QUISER VENCER NA VIDA E TUDO DE BOM CONQUISTAR
SÓ PEDIR ESTA CIGANA, ELA IRÁ LHE AJUDAR 

4 comentários:

  1. adoooooorei os pontos muitoooooooooooo shoooooooooooooow rsrs'
    tinha uns que eu nunca tinha ouvido muito booom msm gostei de vdd' =D

    ResponderExcluir
  2. gostei só tem uma coisa errada ai, exu não tem nação religiosa tanto na umbanda quando na angola ou candomblé continua sendo Exú !

    ResponderExcluir